O Rabino Plaut

A obra A Torá: Um Comentário Moderno foi escrita e editada pelo Rabino Wolf Gunther Plaut e hoje já está em sua 13a edição, a primeira tendo sido lançada em 1981.

Plaut nasceu na Alemanha em 1912, onde recebeu seu diploma de Doutor em Direito. Proibido pelo regime nazista de exercer a advocacia, fugiu para os Estados Unidos e lá foi ordenado rabino.

Ingressou no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como capelão da infantaria, esteve presente na captura do primeiro campo de concentração na Alemanha e serviu como rabino em Chicago e Minnesota, antes de ingressar no Holy Blossom Temple (Toronto) como rabino sênior em 1961 e se aposentar em 1977.

Escreveu livros sobre teologia, filosofia e história, além de três de ficção, teve várias de suas 26 obras traduzidas para outras línguas e se destacou por vários cargos importantes, incluindo a presidência do Canadian Jewish Congress e da Central Conference of American Rabbis.

Conhecido como um opositor intransigente a todas as manifestações de racismo, foi um dos fundadores da Toronto’s Urban Alliance for Race Relations e atuou por sete anos como Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Ontário. Em 1984 foi nomeado pelo governo canadense para revisar a legislação canadense de refugiados.

Plaut recebeu a Comenda da Ordem do Canadá e da Ordem de Ontário e foi agraciado com títulos Honoris Causa da University of Toronto, da York University, do Hebrew Union College – Jewish Institute of Religion (Cincinnati e Nova York) e do College of Jewish Studies (Cleveland) em reconhecimento pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição para o judaísmo.